terça-feira, 9 de novembro de 2010

Série Pós-modernidade: parte 3 >> COMPRESSÃO ESPAÇO-TEMPO!


Em conseqüência do ritmo acelerado das informações no presente, uma outra característica da pós-modernidade é a compressão espaço-tempo. É importante salientar que o tempo da sociedade atual está fragmentado e cronometrado, fazendo com que ele também entre nas relações de consumo, passando a ter um valor de troca. Há uma fusão entre passado, presente e futuro que se unem e formam um contínuo presente.
A presença de satélites, unidos a um sistema interligado de informações através das redes de televisão e a internet, fazem com que as barreiras espaciais sejam relativamente diminuídas. Através dessas redes, a informação atinge vários pontos do globo ao mesmo tempo, agilizando o processo de comunicação. Pode-se citar como exemplo o ataque terrorista às Torres Gêmeas e ao Pentágono em 11 de Setembro de 2001. Boa parte da população mundial assistiu o ataque à segunda torre em tempo real. Ou seja, tendo a informação chegado a várias partes do mundo na mesma fração de tempo, permitiu-se que houvesse a aniquilação do espaço por meio do tempo.
Essa velocidade de informações, entretanto, faz com que as relações se tornem cada vez mais superficiais. Harvey afirma que o fenômeno da televisão demonstra “um apego antes às superfícies do que as raízes, à colagem em vez do trabalho em profundidade, as imagens citadas superpostas e não as superfícies trabalhadas, a um sentido de tempo e espaço decaído em lugar do artefato cultural solidamente realizado” (HARVEY, 1992, p. 63). É enorme a quantidade de informação que precisa ser adquirida. Em contrapartida, aumenta a demanda de tempo para que ela seja assimilada. Sendo assim, há uma sensação de que o tempo está cada vez mais curto, fazendo com que outras relações como família, amigos, lazer, entre outras, fiquem prejudicadas.


HARVEY, David. Condição pós-moderna. São Paulo: Loyola, 1992.

Velocidade da Informação


Jornalismo e Velocidade from Thais Faria on Vimeo.

1 comentários:

Fábio Vaz dos Santos disse...

Parabéns pela série sobre pós-modernidade, Alexandre! Ótima como todo o conteúdo de seu blog. Grande abraço.

Postar um comentário