terça-feira, 2 de novembro de 2010

493 Anos da Reforma: A Graça por Vários Ângulos! (Última Parte)

A graça preveniente seria o ato divino que influencia os homens a buscarem a bondade e a espiritualidade, antes que qualquer reação por parte deles. Os que aplicam o batismo infantil crêem nesta teoria, pois, Deus faria pelos infantes algo que eles não podem fazer por si mesmos. Esse tipo de graça não é algo que se opere de uma vez por todas. Antes, seria uma operação contínua, tanto no caso de crentes quanto a incrédulos. Trata-se da influência do Espírito de Deus neste mundo, a fim de realizar seus desígnios benévolos incluindo o propósito de salvar, mas também a graça necessária para o bem geral.
A graça eficaz é a graça que leva a efeito o propósito para o qual foi dada. É eficaz porque é simplesmente a graça de Deus. O que está envolvido nela é a doutrina de Deus, ou seja, aquilo que Deus propões e cumpre não pode falhar nem dar em nada; de outra forma ele não seria Deus. Sobre esta graça repousam todos os benefícios que a humanidade pode esperar obter. Dentro do mistério da vontade de Deus, essa graça será, finalmente, eficaz num sentido universal.
No que tange à graça irresistível, pode-se afirmar que ela está ligada à teoria de Calvino. Ela aborda que os predestinados para a vida eterna acabarão por ceder, mais cedo ou mais tarde, aos reclamos da graça de Deus. Mesmo que não o queiram, não poderão resistir ao chamado da salvação. Sendo assim, a graça de Deus seria totalmente incondicional e irresistível na vida dos eleitos.
Por último, tem-se a graça suficiente. É a graça adequada para a salvação do crente, aqui e agora, e por toda a eternidade. Assim como se dá com os outros aspectos da graça especial, sua suficiência flui do poder e bondades infinitos de Deus. Esse é poder de Deus, conferido aos homens, mediante o Espírito Santo, o que lhes dá a capacidade de fazer alguma coisa, ou de crescerem espiritualmente, mas que os homens, mediante a negligência, podem deixar de usar. Ainda existem muitos outros tipos de graça: graça habitual, graça santificadora, graça preventiva, graça sobre graça, entre outros.
Nossa certeza maior é: a salvação é de graça e por graça. Foi isso que a Reforma nos permitiu enxergar! Sola Gratia!

0 comentários:

Postar um comentário