sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Fé sem reservas!


No meu aniversário de 2009, o parabéns mais significativo que recebi foi o de um irmão em Cristo, conhecido pelo apelido de “Té”. Por que foi o mais significativo? Ainda bem que disse que foi o mais significativo e não o mais importante. Todas as felicitações são importantes, mas, por que a dele me foi mais significativa? Bom, pra entender isso é necessário que eu conte um pouco da vida do sr. Té. Tudo começou com uma doença: obesidade. O agravamento dela trouxe ao sr. Té muitas outras dificuldades de saúde. O diabetes descompensado fez com que ele tivesse que amputar um de seus pés. Em 2008 foram dois comas. Hoje, com problemas nos rins tem a necessidade da hemodiálise para ainda continuar vivendo, três vezes por semana, com sessões de quatro horas de duração. Qualquer pessoa na situação dele teria não só vontade, mas, motivos para reclamar. E o que faz ele? Tem fé! Numa das vezes que ele estava aqui em Curitiba, acompanhou-me até uma oficina. Ele é mecânico e na companhia dele eu não seria enganado. Quando fui  chamá-lo na casa de seu filho, ouvi o mesmo dizendo:”- Mas pai o sr.  vai sair sem tomar o café da manhã?” Ao que respondeu:”- Não precisa!”. Ao sairmos ele me disse: “- É que hoje estou jejuando ao Senhor!” Uma pessoa que tem tantos problemas de saúde, com um desejo ardente de servir ao Senhor e ser agradável a ele. Que fé é essa?
Bom, quando faço essa pergunta lembro-me instantaneamente do apóstolo Paulo. Um homem que desenvolveu uma fé que independe de qualquer circunstância. Paulo passou por muitas dificuldades em sua vida: naufrágio, fome, frio, apedrejamento, entre outras. Mas, todas as coisas que sofreu jamais limitou sua alegria e disposição em pregar o evangelho. É bom que deixemos que ele mesmo fale: “Não estou dizendo isso por me sentir abandonado, pois aprendi a estar satisfeito com o que tenho. Sei o que é estar necessitado e sei também o que é ter mais do que é preciso. Aprendi o segredo de me sentir contente em todo lugar e em qualquer situação, quer esteja alimentado ou com fome, quer tenha muito ou tenha pouco. Com a força que Cristo me dá, posso enfrentar qualquer situação” (Fp 4.11-13; NTLH).

0 comentários:

Postar um comentário