É notório, devido às imposições sócio-econômicas atuais, que o conceito de casamento e família No mundo contemporâneo vem atrelada sempre à idéia de crise ou de desordem. Não existe mais um padrão de família, mas, sim, padrões. Por muitos anos, a humanidade foi regida por um modelo de família, o patriarcal, em que o pai era o chefe de família e com os papéis dos membros bem definidos.
Atualmente, muitos são os modelos de família. Na maioria dos centros urbanos ocidentais, são cada vez maiores os tipos de famílias existentes, como famílias onde pai e mãe trabalham fora; outras compostas por pais ou mães recasados; outras de mães solteiras que assumiram a maternidade; outras de casais sem filhos por opção e outras formadas por casais que não oficializaram sua condição.
Neste caso, observa-se que essas alternativas de família se contrapõem ao conceito tradicional e vão reformulando, na prática e com o tempo, o conceito de família e as expectativas com relação ao casamento tradicional. Estando o conceito de família conturbado, a figura do pastor surge como uma alternativa a ela, principalmente, porque o modelo bíblico para a família encontra ecos nas vozes de várias disciplinas, podendo servir de referencial para uma restauração desse conceito.
0 comentários:
Postar um comentário