"-Vou encostar Deus na parede"! Ouvir isso de uma pessoa que se diz cristã foi muito repugnante! Quem pode encostar Deus na parede? Absolutamente ninguém! Essa frase se refere ao determinismo, corrente muito difundida no Brasil por nossos tele-evangelistas de plantão. Tal movimento afirma ser possível determinar a benção de Deus sobre si mesmo ou outrem simplesmente pela oração da fé. É como se a benção de Deus fosse algo separado dEle e possível de ser manipulada ao seu próprio favor através da "oração correta". Curas, milagres, prosperidade, entre outras, podem ser obtidas pela manipulação das palavras corretas a fim de impetrar sua chuva de bençãos. É o abracadabra da fé: ore corretamente e as portas se abrirão!
Nos Estados Unidos, um casal com um filho pequenino acreditaram nessa ideologia e tiveram um fim desastroso. Seu pequenino adoeceu e eles determinaram a cura sobre a criança. Quanto mais oravam mais a criança adoecia. Seus pais acreditavam plenamente que Deus curaria a criança e preferiram não levá-la ao hospital. Continuaram orando e a criança piorou de tal forma que veio a falecer. Pensaram eles: "- O milagre vai ser maior ainda, pois Deus ressuscitará nosso filho"! É óbvio que a criança não ressuscitou. Resultado: ambos estão presos por omissão de socorro e homícidio culposo (sem intenção de matar).
O que você quer dizer com essa história? Que Deus não cura? Claro que não! Deus é Todo-Poderoso! Creio absolutamente que Ele pode curar, porém com um adendo: de acordo com a sua vontade. Creio cabalmente que Deus pode prosperar alguém, com um adendo: segundo a sua vontade. O exemplo disso está claramente colocado quando Jesus nos ensinou a orar em Mateus 6.9-15. A oração do Pai-nosso é um modelo de como orar corretamente. Um de seus pontos acentua claramente a vontade soberana de Deus: "Seja feita a sua vontade". Deus pode fazer tudo! Ele é Soberano! Ele É! Não nós! Não temos poder algum de manipulá-lo com nossas palavras.
Como disse Langston: "Deus é Espírito Pessoal, perfeitamente bom, que em santo amor cria, sustenta e dirige tudo".
Ele dirige tudo! Não podemos nos deixar levar pelo ABRACADABRA DA FÉ!