sábado, 24 de abril de 2010

A Morte como pedagoga!


Já dizia um velho ditado: “A única certeza da vida é a morte”! Esse ditado é bem verdadeiro. Se é uma coisa que temos certeza absoluta é da morte. Para alguns, falar dela gera medo. Para outros é bom nem mencionar. Entretanto, ela está presente em todos os lugares do mundo, não escolhe raça nem nível social, simplesmente se faz presente.

Para quem já alcançou esta realidade, a vida será representada por um traço. Uma estrela indica o nascimento, uma cruz indica a morte, e, no interlúdio dos dois, apenas um traço. Esse traço revela a brevidade e a fragilidade da vida.

Será que a morte pode me ensinar alguma coisa? A resposta é sim! Muitas são as lições que a morte pode nos ensinar.

A MORTE É UMA REFLEXÃO PARA A VIDA! Já dizia o sábio Salomão: “Melhor é ir à casa onde há luto do que ir à casa onde há banquete, pois naquela se vê o fim de todos os homens; e os vivos que o tomem em consideração” (Ec 7.2). A morte nos faz refletir na maneira como temos vivido. Faz-nos pensar na maneira como conduzimos nossos relacionamentos, nossa família, conscientizando-nos de que quando a morte chegar nada mais poderá ser alterado. As oportunidades perdidas, os momentos de reconciliação, o perdão que deveria ser dado ou pedido, tudo ficará para trás.

Duas perguntas podem servir de análise para este momento: a) o que deveria ter feito e não fiz? b) o que não deveria ter feito e fiz? Perguntas que nos levarão ao arrependimento, contudo, mostrando que ainda dá tempo de mudar situações.

O que a morte pode te ensinar?


2 comentários:

Pense Teologia disse...

Muito bom parabéns pelo blog

Cáu disse...

Perfeita reflexão!

Postar um comentário